domingo, 5 de abril de 2009

Formaturas e eventos






Fotografando shows, teatro e dança




Para fotografar estes eventos o fotógrafo tem que levar em conta as condições de iluminação que irá encontrar em cada situação.
Na maioria dos casos teremos uma iluminação artificial criada pelos refletores, para a qual deve-se escolher alta velocidade (ISO 800 ou superior). Pode-se optar também pela puxada do filme. Por exemplo: usamos um ISO 800 e regulamos a câmera para ISO 1600 (puxada de 1 ponto) ou ISO 3200 (puxada de 2 pontos). Esta informação deverá ser repassada ao laboratório que irá foto, para que sejam feitas as alterações necessárias no processamento.
Um cuidado extra deverá ser tomado na hora da fotometragem. Em muitos casos os cenários de shows e espetáculos de teatro apresentam grandes áreas escuras, que podem interferir na fotometragem quando se faz uma tomada geral. O ideal é fazer a leitura com o modo spot meter, disponível na maioria das câmeras eletrônicas, fazendo a medição nos atores ou em objetos que fazem parte do cenário. Se a sua câmera é mecânica, e só fotometra o visor inteiro, basta corrigir a leitura, ou seja, fechar a lente em 1 ou 2 pontos, pois as grandes áreas escuras nos dão uma leitura de super-exposição.
Uma dica para shows musicais é aproveitar o efeito causado pela iluminação que incide sobre a fumaça de gelo seco que é lançada no palco. Deve-se esperar o momento certo, quando a fumaça toma conta de todo o palco e o efeito fica mais acentuado.
Para fotos de ballet é imprescindível o uso de uma lente clara. Na maioria dos espetáculos a iluminação é tênue, o que nos obrigada a trabalhar com grandes aberturas do diafragma.
Outro limitante é o movimento dos bailarinos, o que nos obriga a utilizar velocidades na casa dos 1/250, para congelar os movimentos. Baixas velocidades criam efeitos interessantes também, captando o movimentos dos bailarinos e criando imagens mais abstratas.























Fotografia feita em baile de formatura em São José dos Campos SP

















Studio Belas Artes












Baile de formatura em São José dos Campos








Fotografo - Andrey Giordan












Studio Belas Artes ( 11 ) 2568-0257 / 6654-7457








Nenhum comentário: